Descrição Técnica

A ferramenta Speedmeter aqui disponibilizada pela FCCN permite aos utilizadores da Internet verificarem a largura de banda disponível num determinado momento entre um computador e o servidor do speedmeter instalado na sala técnica da FCCN.

Esta ferramenta baseada em WEB, utiliza a capacidade do web browser de transferir ficheiros de um servidor WEB utilizando o protocolo HTTP.

Durante o teste, o Speedmeter, dá instrucções ao browser para fazer o download de diversos ficheiros de tamanho crescente até que o tempo de download seja suficiente para obter um valor fiável. Com base no tempo decorrido para fazer a transferência do ficheiro pelo browser, o Speedmeter, faz os cálculos necessários para calcular a largura de banda utilizada para a transmissão do ficheiro. Este método permite, de uma forma fácil para o utilizador, a obtenção de resultados sobre a largura de banda disponível num determinado momento.

No entanto, este método é sensivel a acontecimentos externos à ferramenta. Aplicações de transferencia concorrentes ao browser, outros computadores na rede a realizar transferencias ou configurações que limitem a largura de banda na rede local podem influenciar e produzir valores incorrectos.

Antes de iniciar o teste do speedmeter deverá ser suspensa toda a actividade de rede pela ligação que se pretende avaliar e garantir que o computador que está a realizar o teste não possui software que comprometa o débito.

De notar que os operadores de internet comercializam débitos em "bps" (bits por segundo) ao nível da ligação fisica. Dado que os testes do Speedmeter são realizados ao nível da aplicação, existem um conjunto de "overheads" introduzidos pelas diversas camadas da pilha IP. Os dados resultantes no Speedmeter apresentam assim, o débito útil da ligação IP entre o browser e o servidor WEB presente na FCCN e não o débito físico real da linha. Dada a grande diversidade de tecnologias de ligação e de transporte, não é viavel a inclusão automática destes "overheads" no sistema de calculo.

Voltar